Trabalho, Novidades e Mudanças

Foto de mayu411

Depois de praticamente um mês sem atualizar devido a problemas, trabalho e freelances que apareceram nas últimas quatro semanas, finalmente consegui finalizar boa parte do que estava pendente e cumprir quase todos os prazos (alguns atrasados, confesso, mas tive sorte que o cliente entendeu).

Além do trabalho de instrutor do curso de Produção Musical que realizo no Centro Europeu e AIMEC Curitiba, também tive a oportunidade de trabalhar em outras áreas que me interessam muito: Mercado Musical, Trilha Sonora e Áudio.

Cursos de Áudio

Na área do áudio eu estive criando e organizando, junto com o Alonso Figueroa, uma série de mini-cursos sobre o assunto para apresentar no SESC Centro. O primeiro deles foi a Oficina de Áudio Básico que iniciou no dia 07 de Agosto de 2010. Isso foi fruto de uma parceria entre o SESC Paraná e a AIMEC Curitiba.

Consultor de Mercado Musical

Já no mercado musical eu tive a sorte e a felicidade de me iniciar profissionalmente como consultor de mercado moderno, novas mídias, e novos modelos de negócio para músicos, artistas e bandas. Estou finalizando um conjunto de palestras e já trabalhei com duas bandas locais diferentes apresentando as tendências do segmento de música, onde realizar a divulgação e como organizar a banda para conseguir conquistar um espaço.

Acredito que de todas as ofertas essa foi a que fiquei mais preocupado e ancioso, pois era algo novo e também muito polêmico e incerto. No entanto o trabalho foi muito proveitoso para ambas as partes e fiquei feliz de conseguir ajudar a direcionar o trabalho das bandas. Agora estou na espera do retorno que as bandas vão ter com esse primeiro passo para depois continuar o trabalho.

Composição e Trilha Sonora

E por último, tive o prazer de acompanhar um trabalho de trilha sonora. Eu já vinha sonhando com essa área a muito tempo e não tem colocar em palavras a alegria que foi quando recebi o convite de participar. Minha função foi mais de “estagiário” do que compositor ou arranjador, mas foi muito bom para ter um primeiro contato com o setor e entender melhor como tudo funciona.

Fiquei impressionado com o nível de detalhes e cuidados que existem ao se compor uma trilha sonora, não apenas no aspecto musical, mas também no processo de gravação, edição, contratos, gerenciamento, agenda, prazos, etc. Está sendo uma experiência impressionante e mais uma vez pude comprovar como a música é incrível.

Com isso decidi me dedicar ainda mais ao estudo de harmonia, melodia e ritmo, além de procurar livros sobre orquestração que é outra arte muito interessante, mas também muito complicada.

Nos próximos dias vou compartilhar mais detalhes com você, mostrando mais a fundo como foi o trabalho em cada área. Sem dúvida assunto é o que não falta, o problema é conseguir colocar em palavras, hehe.

Mudanças Necessárias no Project D.O.R

Dito isso preciso anunciar algumas mudanças na maneira que vinha gerenciando o blog e meus vídeos. Infelizmente a sequência diária que estava tentando manter no blog não será mais possível, mas vou fazer o máximo para colocar novos posts no ar. Pelo menos uma novidade por semana vai existir, essa será a nova meta.

Os vídeos eu ainda estou planejando como irei fazer, mas não será possível manter a constância de dois vídeos semanais. Provavelmente irei lançar um vídeo semanal ou quinzenal. Também pretendo mudar um pouco o foco e mostrar um pouco mais do meu trabalho como produtor/compositor.

Sei o quanto você e várias pessoas vem me apoiando e dando força, portanto peço sua compreensão nessas mudanças. Acredito que o resultado será para a melhor!

Agora me conte as suas novidades! O que andou fazendo nesse tempo todo? Já trabalhou em alguma dessas áreas que citei acima?